Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Até pouco tempo, a formação de professores se debruçava quase que exclusivamente no desenvolvimento de habilidades técnicas. Metodologia, didática, práticas de ensino: temas como esses eram (e ainda são) corriqueiros ao longo da capacitação docente.
O trabalho em sala de aula, no entanto, exige bem mais que habilidades técnicas, poderiam dizer Henri Wallon (1879-1962), Paulo Freire (1921-1997) e Lev Vygostsky (1986-1934). É que os autores obrigatórios sempre enfatizaram a importância do relacionamento entre professor e aluno – classificando-o como indispensável no processo de aprendizagem.
Nos dias atuais, esse vínculo social e emocional é um instrumento ainda mais poderoso. À semelhança de empatia, resiliência, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, autogestão, flexibilidade. O desenvolvimento dessas competências socioemocionais beneficia professores e alunos, tanto dentro quanto fora da sala de aula. São habilidades para toda a vida.
É especificamente sobre isso que pretendo abordar neste e-book exclusivo da Rhyzos Educação. Ao fim da leitura deste material, espera-se que você seja capaz de saber:
• O que são competências socioemocionais – e qual é a importância delas na carreira docente;
• A mentalidade ideal para o professor do século 21;
• Por que o chamado “projeto de vida” é tão importante em um mundo cada vez mais incerto e volátil.
Vamos nessa? É só seguir em frente.
Boa leitura.
Karina Nones Tomelin
Psicóloga, pedagoga, mestre em Educação e Professora do curso Competências Socioemocionais para Docentes